Esse ladrão conseguiu enganar o exército alemão e sair praticamente ileso de uma forma inesperada

Curiosidades | História & Lugares | 25 de abril de 2017 por Lucas Fenrir

Friedrich Wilhelm Voigt viveu uma vida conturbada em Tilsit, na Prússia. Em 1863, aos 14 anos, ele foi sentenciado a passar duas semanas na prisão por roubo, o resultou em sua expulsão na sua escola. Durante as três décadas seguintes, ele passou um total de 25 anos na prisão, por diversos crimes que cometeu. Crimes que incluem roubo a bancos, que o sentenciou a 15 anos.
Ele foi liberto em Fevereiro de 1906.
Ele não planejava isso naquela época, mas depois de 8 meses ele faria um roubo que marcaria o nome dele na história para sempre. Até fizeram um peça de teatro sobre ele, chamado “The Captain of Kopenick”. Ele virou uma lenda na Alemanha.
Finalmente, o sapateiro de 57 anos bolou um plano audacioso e brilhante para roubar dinheiro do escritório do Prefeito da cidade de Kopenick, a 40 km de Berlin.

O Plano

Primeiro, ele roubou um uniforme do exército alemão e se arrumou de modo a parecer que ele era alguém importante. Depois, ele foi para Berlin e se aproximou de um grupo de 20 soldados. Na época, os alemães seguiam regras das autoridades de forma cega. Então, quando Friedrich se aproximou deles com aquele uniforme, eles bateram continência.
Friedrich ordenou que os homens marchassem 40 km até Kopenick, onde ele posicionou os homens do lado de fora do escritório do Prefeito. Ele disse aos soldados que o prefeito foi condenado á prisão, então os soldados invadiram a prefeitura e levaram o prefeito sob custódia. Foi ai que Friedrich entrou no escritório e exigiu ver o cofre, que tinha mais de 4 mil marks (cerca de US$ 2 mil). Ele colocou tudo em seu bolso, sem ninguém ver. Depois, ele ordenou que os soldados levassem o prefeito para Berlin, em um carro.
Em algum momento durante o percurso, Friedrich despistou os soldados, e desapareceu com o dinheiro. Porém, mesmo sem saberem o que estava realmente acontecendo, os soldados levaram o prefeito para a polícia em Berlin. Só horas depois, perceberam que foi tudo uma farsa.
Assim que perceberam isso, os soldados ficaram furiosos e começaram uma intensa busca por Friedrich.

Lenda

De acordo com os registros, o exército alemão conseguiu encontrar Friedrich em Berlin e ele foi sentenciado a quatro anos de prisão. A sentença foi bem inferiro à esperada, por ele ter feito o exército alemão de bobo. Porém, Friedrich foi libertado dois anos depois da sua prisão.
Ele resolveu usar sua fama para ganhar dinheiro. Quatro anos depois, já havia uma estátua de cera em sua homenagem. Ele cobrava por fotos, entrevistas, e até publicou uma auto-biografia.
Friedrich virou uma lenda!
E então, leitor(a), o que achou dessa história? Você teria a coragem de Friedrich? O que teria feito no lugar dos soldados? Deixa pra gente nos comments (:
Fonte(s): History Daily
Imagens: History Daily
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Comentários