Como surgiram os símbolos matemáticos?

Curiosidades | 31 de julho de 2017 por Gustavo Camargo

O mundo em que vivemos é divido entre religiões, crenças e costumes. Praticamente todo lugar tem seus deuses e uma própria linguagem. Algumas pessoas simplesmente se apaixonam quando veem uma nova cultura cheia de coisas novas para nos ensinar.

Mas existe uma linguagem na qual quase todas as pessoas conhecem, e é conhecida como matemática. A matemática é considera a unica linguagem que não deixa um espaço para interpretação e é com ela que nós conseguimos descrever os fenômenos que ocorrem a nossa volta, por isso, essa linguagem é perfeita para descrever nosso Universo.

Pensando nisso, nós do Ultra Curioso, trouxemos para vocês as origens de alguns símbolos que usamos na matemática:

1 –  Igualdade

Esse simbolo foi criado há 460 anos atrás, por um galês do século 16, que com apenas 14 anos já estudava na Universidade de Oxford, e com 21 já estava dando aulas de matemática enquanto estudava medicina. Ele se aborrecia bastante por ter que escrever por extenso que um lado da equação era igual ao outro. Pensando nisso decidiu usar um simbolo: um par de paralelas. O motivo da decisão? “Não há outras coisas no mundo que possam ser mais iguais.”

2 – Adição

Este simbolo surgiu por volta do século XV. Antes de sua criação era utilizado a palavra “et” que significa ‘e’, para fazer adição. Antes mesmo disso, os gregos utilizavam a letra Psi para representar a adição.

3 – Subtração

O simbolo de ‘menos’ possui uma história um tanto quanto conturbada, pois ninguém sabe exatamente se ele surgiu no Egito ou se foi criado na Grécia. Segundo alguns historiadores, os gregos utilizavam a letra T para representar a subtração, o que pode ter dado origem ao simbolo de menos que conhecemos hoje.

4 – Multiplicação

Esse simbolo foi criado por Willian oughtred em 1631, ele foi o autor que publicou o estudo chamado “Clavis Mathematicae”, onde praticamente todos os conhecimentos de álgebra e aritmética de sua época foram compilados. Juntos com seus estudos, ele apresentou o conceito de multiplicação direta e foi exatamente lá que o ‘x’ foi posto nesse mundo da matemática. Algum tempo depois, eles o trocaram por um simples ponto, pois o x era muito usado como a variável de uma equação.

5 – Divisão

O primeiro registro que temos desse símbolo, foi ele sendo usado como símbolo para a divisão de matemática foi em 1659 no libro de Teutsche Algebra. Ele representa basicamente, a divisão com a linha separando os pontos.

E ai, o que acharam da matéria? Comenta ai e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Fonte(s): BBCMinilua
Imagens: NN
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Comentários