A ciência tem uma nova teoria sobre como surgiu vida na Terra

Ciência e Tecnologia | Curiosidades | 10 de abril de 2017 por Lucas Fenrir

Se pararmos para pensar em todos os avanços científicos que foram alcançados até agora, vamos ter a ilusão de que eles moldam os limites para o conhecimento humano. Já fizemos muitas coisa,s desde supostas viagens à Lua até trabalhar na cura para a AIDS. Mas há uma questão que ainda não somos capazes de responder por completo, cientificamente: como começou a vida na Terra.

Porém, recentemente a Ciência chegou a uma nova conclusão.

Tem surgido muitas hipóteses para tentar responder o maior mistério de todos os tempos, sobre da origem da vida na Terra. Agora, a ciência apresenta uma solução revolucionária, baseada na essência básica de qualquer servido: o DNA . E como o DNA começou a existir, sem que houvesse um organismo que abrigá-lo? Pois bem, a verdade é que se formos analisar quimicamente o DNA, ele é um polímero, uma macromolécula composta por unidades individuais, tais como adenina, timina, citosina, guanina e um grupo de fosfatos. Estes, por sua vez, são feitos à partir de elementos simples como hidrogênio e carbono. E na Terra primitiva, esses compostos existiam em grandes quantidades.

É como se o organismo fosse uma casa, e essas moléculas fossem os tijolos. Antes, se consideravam tais tijolos como o DNA, mas perceberam que a estrutura molecular do DNA é muito complexa. Pois isso, o primeiro “ser vivo” do mundo surgiu, na verdade, à partir de uma molécula de RNA.

O RNA é uma estrutura muito mais simples. Ela é necessária para que o DNA possa agira e se replicar. O RNA é composto dos mesmos elementos mencionados anteriormente. Porém, em vez da timina, o RNA tem a uracila, que é um composto existente abundantemente no mundo primitivo. E ele requer muito menos energia para ser reproduzido. Foi, provavelmente, a primeira faísca de vida .

Primeiro Ser Vivo do mundo

Na verdade, existe um organismo que tem o RNA como material genético único: o Vírus. Portanto, acredita-se que o primeiro ser vivo da história do Planeta foi um Vírus. Toda a vida na Terra evoluiu a partir de um tipo de vírus primitivo.

Os cientistas demonstraram essa teoria na Universidade de Ludwig-Maximilian da Alemanha. Eles recriaram as condições na Terra primitiva e conseguiram criar essa primeira molécula de RNA. Assim, comprovaram a teoria do “RNA World”, que tinha sido considerada como verdadeira desde os anos oitenta, por vários biólogos como Alexander Rich ou Walter Gilbert, ganhador do prêmio Nobel.

E ai, leitor(a), o que achou da matéria? Qual é a sua teoria sobre a origem da vida na Terra? Deixa pra gente nos comments (:

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Comentários