8 fatos fascinantes que você nunca soube sobre os Celtas

Curiosidades | 25 de julho de 2017 por Gustavo Camargo

Você conhece a civilização antiga “Celta”? Bom alguns historiadores e até mesmo estudantes acabam se perguntando como um povo tão importante e interessante como os Celtas geralmente são esquecidos?

Bom, isso pode ter várias repostas como: pela falta de dados e documentos originais, fazendo assim grande parte da história deles serem apenas suspeitas.

Na época em que o Império Romano invadiu e conquistou a ilha da Grã-Bretanha, o povo celta era o povo que habitava esta região. Chegaram na região vindos de diversas regiões da Europa, entre os séculos II e III A.C.

Bom, nós do Ultra Curioso, pensando em nossos leitores, listamos para vocês alguns fatos totalmente fascinantes que você provavelmente não sabia sobre a civilização Celta:

1 – Religião

Antes de abordar essa tópico, temos que entender que para os Celtas, praticamente tudo ficava em volta de suas religiões, no trabalho, no lazer e na arte. Então basicamente a coisa que eles consideravam mais importante em suas vidas era suas religiões.

Alguns estudiosos afirmam que eles poderiam ter duas correntes religiosas: céltica e o druídica. Embora sejam muito parecidas. Pode-se afirmar que o druidismo se baseava em dois grandes princípios: o Respeito à Natureza e na crença da imortalidade. Os druidas eram os sacerdotes e presidiam as cerimônias religiosas. E o celtismo era mais rudimentar e mais ligado ao culto da Mãe Natureza, enquanto o druidismo apegava-se a diversas divindades ligadas à natureza.

2 – Última tribo de Celtas

Os belgas são considerados a última tribo de celtas que conseguiu chegar na região Britânia. Os belgas estabeleceram-se na área onde hoje é a Inglaterra. Foram habitar nas florestas e nas clareiras da região, ao contrário dos outros povos celtas que preferiram morar nas regiões montanhosas.

3 – Artesanato

Os Celtas eram muito conhecidos por se dedicarem muito á guerras, mas também tinham outra paixão, o artesanato. Com essas técnicas envolvendo o artesanato conseguiram bolar em ótimas formas para agricultura, mas não foi só isso, eles faziam armaduras e veículos que chegavam a dar medo em seus inimigos.

4 – Primeiros na Europa

Os Celtas foram o primeiro povo civilizado da Europa. Chegaram la junto com a primeira onda de colonização. O que os diferenciava dos outros povos era que acreditavam em uma terra prometida e que estavam em busca dela.

5 – Complexidade da escrita

A escrita dessa civilização era tão complexa que até hoje são poucas pessoas que se quer se atrevem a tentar decifrá-las. A escrita era considerada mágica, e somente os seus sacerdotes é que a aprendiam, estes eram os famosos druidas. Inventaram lendas belíssimas, que estão entre as mais famosas dos dias de hoje, como por exemplo as história do rei Arthur e os cavaleiros da távola redonda, Tristão e Isolda, além de terem inventado quase todos os contos de fada.

6 – Estrutura familiar

Quando o assunto era família, os Celtas tinham uma opinião bem diferente. Eles se consideravam animais e acreditavam em uma infinidade de deuses e demônios, por sinal, vocês sabiam que os simpáticos duendezinhos com seus potes de ouro são invenção dos Celtas, só que nesta história eles não são nada engraçados, são terrivelmente malvados e sarcásticos.

7 – Onde habitavam?

Eles basicamente ocupavam uma grande parte da Alemanha, Bélgica, Holanda, Dinamarca, França e Inglaterra. Não eram considerados pessoas calmas e pacíficas, eram uma tribo guerreira.

8 – Rituais para virar “homem”

Para um garoto se tornar um “homem” era necessário que ele passasse por uma prova que consistia em sair da cidade onde morava, sais da sua região, e trazer a cabeça de qualquer pessoa que não fosse Celta. Somente com a cabeça na mão é que se fazia uma tatuagem em seu corpo que dizia que ele agora era homem adulto.

E ai, o que acharam da matéria? Comenta ai e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Comentários