8 doenças misteriosas que podem matar você a qualquer instante

Ciência e Tecnologia | Curiosidades | 22 de fevereiro de 2017 por Lucas Fenrir

A Natureza tem sua parte “mãe”, mas também tem sua parte obscura. Existem muitas coisas ainda para serem desvendadas sobre nosso ecossistema, desde os menores seres unicelulares até os maiores e mais complexos organismos. E o que mais nos preocupa são realmente esses seres vivos que nós não conseguimos enxergar, porque eles são os mais letais e silenciosos.

Esses seres tão inesperados que já podem estar dentro de você neste instante, apenas esperando o momento certo para te matar! E não tem como fugir deles. Alguns tem até tratamento, mas se for tarde demais, você pode ter apenas 24 horas de vida.

Confira nossa lista com 8 doenças misteriosas que podem matar você a qualquer instante.

01 – Fasciíte necrosante

Conhecida também como “bactéria devoradora de carne”, a Fasciíte necrosante pode se espalhar rapidamente pelo corpo e digerir toda a carne do hospedeiro. Ela começa corroendo a pele, e segue consumindo todo o seu corpo, até causar danos letais aos seus órgãos internos, músculos, nervos, gordura e vasos sanguíneos. Ela se espalha em um curto período de tempo. Nas condições adequadas, você morreria em menos de 24 horas.

Já na primeira hora após a infecção, o local infectado apresenta dor e vermelhidão, que inflama e aumenta a cada hora. O local vai ficando vermelho e roxo, formando bolhas amarelas e gangrenando.

Apesar de mortal, essa doença é extremamente rara. Ainda assim, todos os anos são registrados mais de 800 casos dessa contaminação bacteriana.

02 – Doença meningocócica

É uma infecção causada pela bactéria Neisseria meningitidis. Pode causar meningite e sepsis. É uma doença altamente contagiosa, transmitida pelo contato físico ou pelas vias respiratórias. Um dos principais sintomas é causar a morte súbita em questão de horas. Ela afeta todo o sistema nervoso, especialmente cérebro e espinha dorsal. Mesmo se você sobreviver, vai desenvolver vários problemas neurológicos, como perda da audição e/ou da fala, danos cerebrais e paralisia.

E o pior: a doença não se manifesta em todo mundo. Você pode estar contaminado, infectando outros, sem saber que o faz.

03 – Doença de Chagas

Um pouco mais conhecida pelos brasileiros, a Doença de Chagas é transmitida pelo contato das fezes do Barbeiro (um inseto semelhante a um besouro) com alguma ferida na pele. E isso acontece em quase 100% dos casos, pois o Barbeiro perfura a pele para se alimentar do sangue, e quando o faz, defeca próximo ao local. Quando acordamos, sentimos uma irritação e coçamos o local, espalhando as fezes, e infectando nosso sangue.

Nas fezes, existem protozoários que circulam pelo sangue até se instalarem nos tecidos do Coração. Se proliferando em um órgão tão vital, esses seres minúsculos fazer nosso coração funcionar de forma irregular. A condição piora até o momento em que o coração incha e para de bater totalmente. Nesse meio tempo, ocorrem febres, infecções, problemas cardíacos e paradas cardio-respiratórias.

Um fato curioso é que ocorreram alguns casos de pessoas que se contaminaram ao ingerir o inseto acidentalmente, em produtos naturais como Açaí ou Caldo de Cana.

Essa doença é extremamente silenciosa, e pode te matar ao longe muitos anos.

04 – Doenças cerebrovasculares

São um grupo de doenças relacionadas aos vasos sanguíneos que nutrem o cérebro. O rompimento do menor desses vasos pode causar sérias complicações cerebrais. Você pode conhecer ela por um nome mais comum: Acidente Vascular Cerebral (AVC). A hipertensão, um coágulo sanguíneo ou mesmo um traumatismo podem desencadear um AVC.

A principal causa, porém, não é um ser vivo microscópico, mas sua própria alimentação. Alimentos que contenham muito sal ou gorduras, ao longo do tempo vão agindo no seu corpo. Seja por desencadear um problema de pressão, ou aumentando seu colesterol, o destino é certo: uma má função na circulação, que pode acarretar em um AVC, e muitas outras doenças.

05 – SARM

O Staphylococcus aureus resistente à meticilina (SARM) é uma bactéria que se tornou resistente a vários antibióticos. Primeiramente, ficou imune à penicilina, em 1947. Logo depois, à meticilina. Portanto, ela não pode ser destruída pelos antibióticos, e são fortes demais para serem danificadas pelas defesas do corpo humano.

Pessoas contaminadas com essa bactéria tem 5 vezes mais chances de morrer do que pessoas contaminadas com bactérias comuns.

Ela começa infectando a pele, e depois segue para o sangue e pulmões, onde pode causar uma pneumonia extremamente mortal.

Você se contamina ao entrar em contato direto com a bactéria, especialmente em feridas mal-tratadas. As infecções causadas por ela são graves e dolorosas. Você também pode transmiti-la sem saber, o que dificulta o processo de contenção e prevenção da doença.

06 – Cólera

Uma das mais temidas bactérias existentes. A cólera é causada pelas bactérias do gênero víbrio cholerae. São transmitidas ao ingerir água ou alimento contaminado. Ela se aloja no intestino, onde causa uma severa infecção, matando em questão de horas.

Ela causa uma diarreia intensa, que mata a pessoa por desidratação. Assim como a maioria, pode não se manifestar no hospedeiro, mas contamina todos os que entram em contato com ele.

07 – Ebola

Em 2013, todo o mundo assistiu enquanto a humanidade sofria e tentava combater esse vírus mortal. Mais de 11 mil pessoas morreram devido ao Ebola, só em 2013. O vírus é tão perigoso que todos os aeroportos foram vigiados para evitar que a doença se espalhasse pelo mundo.

90% das pessoas que contraem essa doença, morrem. Ela afeta não só humanos, como os primatas (macacos, gorilas, chimpanzés, etc).

É transmitido por qualquer secreção corporal do hospedeiro, como sangue, saliva, sêmen, fezes, etc.

Os sintomas incluem febre alta, fraqueza, dor muscular, dor de cabeça e dores na garganta.

08 – Dengue

outra doença conhecida pelos brasileiros, e que faz milhares de vítimas todos os anos. O motivo é simples: o vírus responsável pela doença é transmitido pela picada de um mosquito. E num país de clima tropical, mosquitos é o que não falta.

Existem vários tipos de dengue, mas todas tem em comum a febre alta (que pode durar até uma semana), vômito, dores musculares e dificuldades para respirar.

O vírus é transmitido pelo contato da saliva do mosquito infectado com o sangue humano. E um só mosquito pode infectar famílias inteiras, e ainda transmitir o vírus para os seus “herdeiros”, que vão infectar ainda mais pessoas.

Felizmente, o Brasil está apto no tratamento da doença, e até desenvolvendo vacinas. mas falta a prevenção!

Não se esqueça: visite o médico com frequência, faça exames periódicos e cuide da sua saúde!

E ai, leitor, o que achou? Ficou preocupado? Já conhecia quais dessas doenças? Conta pra gente nos comments (:

Fonte(s): Daily Mail UK
Imagens: Daily Mail UK
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Comentários