7 monumentos egípcios que não são pirâmides e quase ninguém conhece

Curiosidades | História & Lugares | 11 de julho de 2017 por Gustavo Camargo

O Egito é muito conhecido por comportar uma das civilizações mais antigas do mundo. O país é cheio de fronteiras histórias. Mas, quando falamos de monumentos já feitos por essas civilizações a única resposta que ouvimos são as “pirâmides”.

As pirâmides tinham como objetivo principal acolher e resguardar o corpo do faraó mumificado e seus objetos de uso pessoal, como: joias, utensílios de uso pessoal e outros bens materiais. Mas, será que você já imaginou que no Egito existiria mais monumentos do que as pirâmides?

Pensando nisso, listamos para vocês algumas das construções que residem no Egito só que quase ninguém conhece:

1 – O Templo de Hatshepsut

O Templo de Hatshepsut

Esse templo foi construído para ações funerárias  ou até mesmo comemorativo para a rainha Hatchepsut. Hatchepsut governou durante 21 anos, e é considera uma das maiores governanta do Egito.

O monumento está localizado em Deir El-Bahri, e é conhecido como “Djeser-djseru”, que significa “o santo dos santos”, sobre uma série de terraços cercados por colunas, que são acessados por meio de longas rampas decoradas com jardins. Foi construído dentro de um penhasco que se levanta sobre o tempo.

2 – Colossos de Memnon

8-colossi-of-memnon

Essas duas estátuas enormes de pedra são conhecidas como, os colossos de Memnon. Estão localizados na margem oeste do rio Nilo, bem próximo a cidade de Luxor, Egito. Elas tem o objetivo de representar o faraó Amenhotep lll, que reinou o Egito antigo.

As estátuas foram feitas com que se parecem estar sentadas, com as mãos sobre os joelhos, olhando para o leste em direção ao rio. Eles se encontravam no portão da entrada do templo memorial de Amenhotp, construído enquanto o faraó ainda estava vivo, onde foi adorado como um verdadeiro deus.

3 – Palácio Malkata

7-malkata-palace

Amenhop lll, governou o Egito por quase 40 anos, e antes de seu governo, o Egito nunca tinha testemunhado tanta prosperidade e riquezas. Ele era considerado um rei deus em seu palávio de Malkata.

O palácio era enorme, abrigava toda a família de Amenhotep lll, servos, convidados e um grande harém de princesas, cada um deles com seus próprios criados.

4 – Cidade de Tânis

6-tanis

A cidade de Tânis era um dos portos mais próximo do litoral asiático, e era considerada uma das cidades mais ricas da região. Era uma importante cidade comercial e estratégica até que foi ameaçada por inundações do Lago Manzala, até que finalmente ela foi abandonada. Depois de muito tempo ela ficou conhecida como “Cidade Perdida de Tânis”.

5 – Tempo de Seti I

5-temple-of-seti-I

Localizado em abydos, um dos locais que é considerado muito sagrado no antigo Egito. Abydos, de principio foi dedicada ao deus Wepwawet, que tinha como um de seus objetivos abrir caminho para os mortos entrarem na vida após a morte.

Um dos poucos templos que ainda restaram dentro de Abydos foi o Templo de Seta I, que tem seu formato parecido com um “L”. O templo contava com salões de comemoração e salas grandes onde os trabalhadores apoiavam o telhado colocando muitas colunas em toda a estrutura.

6 – Fortaleza da Babilônia

4-babilônia-fortaleza

Construída originalmente pelos romanos, a construção tem sido relacionada a seguidores babilônios, e até mesmo a prisioneiros trazidos da Babilônio pelo faraó Sesostris no Século XlX A.C.

A fortaleza era considerada um refúgio para os cristãos, principalmente aquelas que sofreram algum tipo de perseguição. Na própria fortaleza a diversas igrejas construídas, incluindo a “Suspensa”, uma das igrejas “coptas” mais famosas do Egito.

7 – Estátua de Meritamun

2-meritamun

Diferente da maiorias da cidades história do Egito, Akhmim ainda está em atividade até hoje, e fica em frente á antiga cidade egípcia de Ipu. Quando arqueólogas escavavam o lugar acabaram descobrindo fragmentos de uma estátua de Ramses ll e uma estatua intacta, de 11 metros de altura de Meritamun, filha de Ramsés ll.

E ai, conhece mais algum monumento que não citamos aqui? Comenta ai e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Comentários