7 frases que você nunca deve dizer para alguém com depressão

Ciência e Tecnologia | 15 de setembro de 2016 por Marcus Vinicius Beck

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, no fim do último mês de junho, pesquisa que atesta que 10,2% dos brasileiros com 18 anos ou mais – e que estavam fora do mercado de trabalho – sofriam de algum tipo de depressão. Destes, cerca de 61,8 milhões estavam desempregados, nem procuravam empregos. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional de Saúde.

Na época, o levantamento contabilizou a existência de aproximadamente 160 milhões de pessoas integrando a População em Idade Ativa (PIA). Mas quando se analisou brasileiros em desempregados, em 2013, o percentual caiu para 7,5%. Já as pessoas fora do mercado de trabalho, o total passa a 7,6% – o equivalente a 11,2 milhões. Também encontrado na população “ocupada”, o número de trabalhadores com depressão atinge de 6,2%.

Detalhes à parte, o Ultra Curioso preparou para você uma lista com 17 frases que você nunca deve dizer para alguém com depressão. Confira:

1 – Você parece tão feliz

000000

A depressão não é como uma noite ruim, que passará quando você acordar na manhã seguinte. Se deseja ajudar, não caia nos clichês. “Viva um dia de cada vez, você não está sozinha”, não vai ajudar em nada. Certifique-se disso.

2 – É só sair e fazer exercícios ao ar livre

imagem141_1

Exercitar-se não vai fazer com que a pessoa se transforme de uma hora para outra. Geralmente, a depressão a coloca sobre o chão, com o desespero e angústia tomando-lhe a mente e controlando os pensamentos.

3 – Vamos beber uma, você já vai se sentir melhor

enhanced-14966-1445522321-2

Em hipótese alguma se deve falar isso. Afinal, ninguém pediu para ter depressão e muitos, aliás, são vítimas do cotidiano. Atualmente, cerca de 450 milhões de pessoas são afetas por transtornos mentais, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

4 – Quando foi a última vez que você tomou seu remédio?

enhanced-19527-1445454935-14

Jamais. Evite essa pergunta, por tudo que é mais sagrado. Quem tem depressão não é louco, e se você ainda possui essa concepção, reveja seus conceitos. Apenas no início do século XX quem sofria de depressão se internava em manicômios. Hoje, elas podem seguir com a vida normalmente e desempenham suas atividades como qualquer cidadão.

6 – Eu sei como é. De vez em quando, eu também fico deprimido

tumblr_mdjh5zbftc1rsrqyjo1_500

Sabe mesmo? A OMS afirmou que, em 2030, a depressão vai ser a enfermidade que tomará conta do planeta . Especialistas apontam o ritmo de vida como um dos fatores preponderantes para se desencadear distúrbios mentais nas pessoas.

8 – Você já vai melhorar. É só uma frase

tumblr_m4op2ygezq1r9arn2o1_r1_500

Que a vida é constituída de fases, todos sabem. Contudo, a pessoa que tem depressão não está passando por uma fase “conturbada”. É mais do que isso.

9 – Todo mundo têm aqueles dias cinzentos

dias-cinzentos

Infelizmente, não é mais um “um dia ruim”. Quem sobre luta contra a depressão apresenta vários sintomas, e eles se manifestam de diferentes modos. Normalmente, a pessoa perde o interesse por atividades diárias, como o trabalho. Além, ainda, de perda de apetite e energia, que fará a pessoa se sentir fisicamente esgotada.

Quem sobre luta contra depressão apresenta vários sintomas, e eles se manifestam de diferentes modos.. E agora, você vai mudar a forma de tratar uma pessoa com depressão?

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Comentários