6 sinais de que uma pessoa é mentirosa compulsiva

Curiosidades | Entretenimento | 15 de maio de 2017 por Gustavo Camargo

Quando nos encontramos em situações extremas, uma “mentirinha” parece inofensiva para nos livrarmos daquela bronca que levaríamos de nossa mãe ou de nosso chefe. Mas e quando mentir se torna um hábito? que tipos de problemas isso pode trazer para a vida da pessoa.

É normal crianças mentirem, esse comportamento faz parte do universo infantil. Porém, o que pode ser uma atitude inofensiva nesse período, pode se tornar um problema na adolescência quando o indivíduo começa a ter relacionamentos sociais adultos.

As mentiras compulsivas, são baseadas em histórias inventadas para se livrar de algum problema. Neste caso à consciência sobre aquilo que está sendo feito, porém, a pessoa encara o hábito como uma mentira boba ou inofensiva. A pessoa pode inventar argumentos para deixar sua vida mais interessante e prazerosa. Esse tipo de comportamento podem trazer complicações psicológicas para o indivíduo, como a depressão e outros problemas emocionais. Listamos então alguns sinais que podemos perceber em pessoas mentirosas compulsivas:

1- Necessidade de atenção

Pessoas com esse hábito sentem necessidade de sempre serem o centro das atenções onde estão. Tentam construir uma imagem de si com mentiras mais leves, que rapidamente essas mentiras se tornar parte de suas personalidades. Sempre com o objetivo de manter sua popularidade com as pessoas em alta.

2- Autoestima

O mentiroso compulsivo muita das vezes tem a autoestima baixa. Isso faz com que o indivíduo comece a criar histórias incríveis para impulsionar o seu ego. Tentando assim uma sensação momentânea de superioridade.

3- Esconder-se

Sempre se escondendo atrás de mentiras, o mentiroso compulsivo irá sempre inventar outra história falsa para não ser incriminado, tirando dele qualquer culpa ou responsabilidade.

4-  Negação da realidade

Incapazes de encarar a realidade, os mentirosos compulsivos, podem começar um jogo emocional que leva a atenção dos outros para longe da realidade. Fazendo assim que eles nunca enfrentem a verdade.

5- Transtorno bipolar

Pessoas que sofrem com o transtorno tem mudanças drásticas de humor que podem variar de depressão a uma grande agitação. Durante esse período de agitação, seu comportamento fica impulsivo, que por vezes, os levam a mentira.

6- Contador de histórias

Sempre precisando se sentir superior as demais pessoas, eles inventam ou aumentam drasticamente suas histórias e feitos, criando grandes histórias sobre si mesmos. Mas sempre correndo o risco da verdade aparecer uma hora ou outra.

E aí, lembrou de alguma pessoa vendo essa lista? Comenta e compartilhe com os amigos.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Comentários