6 coisas que o Brasil deve à região nordeste

História & Lugares | 18 de abril de 2016 por Magno Oliver

Nossa redação separou para você algumas coisas que o Brasil deve à região nordeste do país. Esse lugar do mapa brasileiro compreende os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Aqui no site do Ultra Curioso, já mostramos para você alguns costumes do Brasil que são ofensivos em outros países e como são as merendas nas escolas públicas pelo Brasil.

E a região nordeste é um conjunto regional que tem uma grande diversidade cultural, turística e em várias outras áreas que muita gente desconhece ou nunca se deu conta que é importante para o país.

O Carnaval, por exemplo, é um dos eventos populares que acontecem todo ano graças a este complexo regional. E existem muitas outras coisas que o Brasil deve à região nordeste, confira aí a listinha com algumas delas que separamos para você:

1 – Melhoria no PIB do país

PIB

Segundo uma pesquisa divulgada pelo Portal Brasil, “os avanços regionais do Norte e Nordeste foram influenciados pela exportação de minérios do pará e aumentou sua participação na economia em 0,5 ponto percentual. Já a região Norte na economia do país subiu 0,6 ponto percentual, de 4,7 para 5,3%.”

2 – Grandes artistas do humor

FalcãoTomCavalcante

O Nordeste deu ao Brasil grandes talentos do humor como os artistas Falcão, Rosicléia, Chico Anysio, Tom Cavalcante, Renato Aragão, Adamastor Pitaco, Tiririca, Batoré, entre vários outros.

Além disso, muitos atores e atrizes do Nordeste, que fazem stand up comedy, por exemplo,  reforçaram ainda mais o cenário do humor e da arte no país.

3 – Literatura

01-casa-jorge-amado-e-zelia-gattai-museu

O Brasil tem muita contribuição, na área das letras, de escritores do Nordeste. A literatura brasileira ganhou grandes obras de autores como Jorge Amado, Ariano Suassuna, Graciliano Ramos e Raquel de Queiroz.

Eles escreveram livros que ensinaram, tiraram sorrisos e mostraram lições a muitos leitores.

4 – Música

Entre o Rock e Baião - Paulo Roberto, Elvis e Gonzagão - Blog do Bruno Muniz

O Nordeste contribuiu bastante para a música popular brasileira. A região chegou a ser berço de ritmos que consagraram o cenário musical, como o forró, o frevo, o Manguebeat, o axé, o samba de roda e o xaxado.

5 – Mercado

Entre o Rock e Baião - Paulo Roberto, Elvis e Gonzagão - Blog do Bruno Muniz

Segundo um levantamento feito pela empresa Criactive, publicada no jornal Estadão, “O aumento do potencial de consumo da classe C, o lançamento de programas habitacionais de grande porte como o Minha Casa, Minha Vida e a disseminação do crédito imobiliário pelo Brasil mudaram o mapa das incorporadoras no País. Em quatro anos, o peso relativo das regiões Norte e Nordeste nas obras de apartamentos residenciais e comerciais em todo o país passou de 20,1% para 25%.”

De acordo com o estudo, os estados da região Nordeste que mais contribuíram para esse crescimento foram Pernambuco (189%), Paraíba (143%) e Rio Grande do Norte (115%).

6 – Cultura

festa_junina4

A cultura do Nordeste faz parte até hoje do cotidiano do brasileiro. Ela tem características herdadas dos colonizadores portugueses, dos negros e dos índios.

É graças à cultura nordestina que temos hoje várias manifestações culturais populares entre a nação, como as festas juninas, o Reisado, a poesia popular, as religiões afro-brasileiras, o maracatu, a capoeira, o artesanato e a culinária.

O que achou dos pontos que mostram a importância do Nordeste para o Brasil? Mande seu comentário para gente!

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Comentários